7 Dicas para ganhar DINHEIRO Investindo

 

Para ajudá-lo a ganhar dinheiro investindo, separamos estas sete dicas para que você saiba o que é necessário para organizar suas finanças e iniciar seus investimentos no mercado. Confira:

 

1 – Mapeie sua situação financeira

 

Antes de você iniciar seus investimentos, é primordial que você faça o mapeamento de todas as suas fontes de renda, sua capacidade de poupar dinheiro e as possíveis formas para aumentá-la.

Esse sistema também é conhecido como fluxo de caixa. Dessa forma você saberá exatamente onde seu dinheiro é gasto e onde você pode reduzir o gasto.

 

2 – Monte uma estratégia de poupança

 

Agora chegou a parte da ação. Com a lista de seus gastos em mãos separe todos os gastos que você está disposto a reduzir ou cortar nesse momento. Esse tipo de atitude requer muita força de vontade, então, caso você queira fazer seu dinheiro trabalhar para você e alcançar a tão sonhada independência financeira, o momento de agir é agora.

Após feito isso, forme metas de poupança a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo. Em curto prazo pode-se usar como exemplo um móvel mais caro que você deseja comprar à vista. A médio prazo pode ser um carro que você deseja comprar no futuro. E a longo prazo um plano de aposentadoria.

 

3 – Conheça os tipos de investimentos

 

Antes de fazer qualquer tipo de investimentos é fundamental que você conheça os três pilares de investimentos. Eles são divididos entre rentabilidade, risco e liquidez.

 

  • Rentabilidade: também conhecida como juros, é o valor pago pela instituição por você “emprestar” o seu dinheiro por um tempo determinado.
  • Risco: O risco nada mais é do que a possibilidade de perda total ou parcial do investimento. Também pode ser associado à volatilidade, que é a oscilação no preço de um ativo em determinado período.
  • Liquidez: é a facilidade de você vender o ativo, caso você precise vendê-lo imediatamente. Também é associado ao prazo de carência ou resgate do dinheiro investido.

 

Esses são os três conceitos básicos para investir. No entanto, caso você deseje um retorno acima da média e alcançar seus objetivos mais rapidamente, você terá que conhecer primeiro estas duas opções:

 

  1. Optar por um investimento de risco maior que possibilita maiores rendimentos. Mas lembre-se que suas chances de perda também são maiores, então o ideal é fazer a alocação de seus ativos. Você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui.
  2. Optar por investimentos em que seu dinheiro fica bloqueado por mais tempo. Mas lembre-se, caso você resgate antecipadamente, terá grandes perdas.

 

5 – Crie uma reserva de emergência

 

Para situações de emergência é essencial que você tenha uma reserva. Invista essa reserva em aplicações de liquidez curta, de preferência diária, e de baixo risco. Aconselha-se aplicar em títulos públicos como Selic ou em títulos pós-fixados com base no CDI.

 

6 – Aloque seus investimentos

 

Agora que você já conhece o fundamental para iniciar seus investimentos, está na hora de compor a sua carteira de investimentos. Você pode fazer isso manualmente, com seus próprios conhecimentos em finanças ou contratar um assessor de investimentos.

Caso queira fazer a sua própria carteira de investimentos, eu recomendo fortemente que você adquira algum livro ou eBook sobre Alocação de Ativos. Eu te sugiro o eBook Alocação de Ativos, do Henrique Carvalho, ele é bem explicativo, e perfeito para pessoas que estão iniciando seus investimentos agora.

Caso você possua menos de R$ 100.000,00 para investir, não há muito problema em você mesmo gerenciar seus investimentos, pois as possibilidades e riscos são menores. Mas mesmo assim, é preciso que você tenha pelo menos o conhecimento básico em finanças para não perder dinheiro.

Um exemplo de alocação é, após uma alta da taxa básica de juros, investir em títulos prefixados para médio ou longo prazo. Desta forma você manterá altos rendimentos, independente da baixa taxa de juros no futuro.

7 – Nunca pare de aprender

 

Mesmo que você tenha um assessor financeiro que tome todas as decisões de investimentos para você, quanto maior for o seu conhecimento na área, melhor serão seus rendimentos. Dessa forma você poderá entender melhor as orientações do seu assessor, de forma que ele te compreenda melhor e te ajude a alcançar seus objetivos.

Então minha dica é sempre procurar por artigos, ebooks, notícias e todo material de investimentos que encontrar, assim você se manterá atualizado sobre a situação do mercado financeiro e como resultado disso tomará melhores decisões, provendo maiores rendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *