Tesouro IPCA ou Selic? Em qual investir?

 

Tesouro IPCA ou Tesouro Selic? Qual deve escolher? Para responder esta pergunta primeiro teremos que conhecer melhor quais são as vantagens de cada título, para que se escolha o que melhor se adeque as suas exigências.

 

Tesouro IPCA – NTN-B Principal

 

É um título com a rentabilidade vinculada a variação do IPCA, acrescida de juros definidos (prefixados) no momento da compra. O pagamento sempre é único e feito na data de vencimento.

Outra vantagem do Tesouro IPCA é que ele possui prazos de vencimentos mais longos que os outros, sendo perfeito para um investimento a longo prazo, como a poupança por exemplo.

Em um investimento para aposentadoria, quanto maior o prazo de vencimento do título, melhor será. Além disso, quando o título alcançar a data de vencimento, nada o impede de investir em outro título, desta forma, prolongando o período.

 

Tesouro Selic – NTF

 

O Tesouro Selic é um título pós-fixado com rentabilidade diária vinculada a taxa de juros básica da economia (taxa média das operações diárias com títulos públicos registrados no sistema SELIC, taxa Selic). O pagamento dos juros mais o valor investido é único e feito na data de vencimento do título ou de seu resgate.

Esse título é indicado para investidores que desejam uma rentabilidade pós-fixada interligado com a taxa Selic.

Além disso, o valor que o Tesouro Selic é vendido apresenta baixa instabilidade, dessa forma, perdas futuras são evitadas no caso de venda antecipada. Mas por conta disso, a rentabilidade tende a ser menor comparada com os outros títulos à venda.

 

 

Em resumo…

 

Caso você necessite de um investimento a longo prazo com rendimentos à cima da inflação garantidos, opte pelo Tesouro IPCA.

Caso o seu investimento seja para um prazo curto ou talvez você precise retirar seu dinheiro antes do prazo pré-estabelecido na compra do título, aconselha-se a opção do Tesouro Selic.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *