LCA: O que é?

 

A LCA – Letra de Crédito do Agronegócio é um título de renda fixa emitido por instituições públicas ou privadas garantidos por empréstimos concedidos ao setor do agronegócio. Ao comprar a LCA, você empresta dinheiro para a instituição financeira e em troca recebe o seu dinheiro acrescido dos juros do período.

Este título é atrelado diretamente aos direitos de crédito sobre transações entre produtores rurais. Ou seja, com investimentos nesse título, os agentes do agronegócio tem maior disponibilidade de crédito para aumentar a oferta de créditos e financiamentos para compra de produtos rurais a prazo.

A rentabilidade da LCA pode ser tanto prefixada como pós-fixada. Ao optar por uma LCA prefixada você saberá a remuneração exata no momento da compra. Na pós-fixada a remuneração é baseada em um percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário) ou Selic (Taxa Básica de Juros da economia), sendo mais comum o uso do CDI. O CDI, assim como a Selic, são índices que oscilam conforme o estado da economia.

 

Características do LCA

 

  • Uma das principais vantagens do LCA é que este título é isento de Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operação Financeira).
  • Possui prazo mínimo para resgate do capital de 90 dias.
  • Está disponível tanto em títulos prefixados quanto em pós-fixados.
  • Possui garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até 250 mil reais por instituição.

 

Riscos de Investir na LCA

 

Mesmo sendo investimentos extremamente seguros e que proporcionam boa rentabilidade, a LCA está sujeita a dois tipos de riscos:

 

Risco de Crédito: a LCA possui risco de crédito, ou seja, caso a instituição financeira “quebre”, o investidor pode perder o dinheiro investido. Porém, por esse investimento ser garantido pelo FGC, isso traz muito mais segurança para o investidor que não ultrapassar o limite de 250 mil reais.

 

Baixa liquidez: o dinheiro investido na LCA normalmente só pode ser resgatado no dia do vencimento, e o capital investido não pode ser movimentado até lá. Portanto, para investimentos que constituem o “colchão de liquidez” ou que não possuem prazo estimado para resgate, esta não é uma aplicação recomendada.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *